NOTA DE CONDOLÊNCIAS PELO FALECIMENTO DE SUA SANTIDADE, O PAPA FRANCISCO   Recentemente updated!


C//CC

A CEAST

 DIOCESE DE BENGUELA

AO

NÚNCIO APOSTÓLICO EM ANGOLA E SÃO TOMÉ E PRINCIPE DOM KRYSPIN DUBIEL

ASSUNTO: NOTA DE CONDOLÊNCIAS PELO FALECIMENTO DE SUA SANTIDADE, O PAPA FRANCISCO

A OMUNGA, organização da sociedade civil que defende os direitos humanos, boa governação, justiça social e a participação cidadã, recebeu com profunda dor e consternação a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco.

O mundo perde um líder espiritual comprometido com a paz, a justiça e a dignidade humana. Papa Francisco será lembrado como um incansável defensor dos mais vulneráveis, especialmente dos migrantes, refugiados e excluídos. Com a sua máxima “Ninguém Tem Morada Fixa Nesta Terra, Todos Somos Migrantes”, o Papa Francisco inspirou a criação do projecto “Documentos Para Todos”, implementado pela OMUNGA entre os anos de 2018 a 2021. Esta iniciativa prestou assistência a inúmeros cidadãos migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade em Angola, garantindo-lhes acesso à documentação e promovendo a sua inclusão e dignidade.

 A sua voz, sempre firme e compassiva, ecoou em defesa dos direitos humanos, da solidariedade entre os povos e do cuidado com a casa comum , o nosso planeta.

Como homem de fé, construiu pontes entre religiões, culturas e nações, e promoveu um diálogo inter-religioso baseado no respeito mútuo e na fraternidade. Como líder mundial, inspirou gerações a agir com amor, empatia e compromisso com um mundo mais justo e inclusivo.

A OMUNGA junta-se à dor da Igreja Católica e de milhões de fiéis em todo o mundo, elevando orações e homenagens à memória de um verdadeiro líder e defensor acérrimo da paz e dos  mais desfavorecidos. Foi-se  o activista das causas nobres da humanidade. 

Que o legado de Papa Francisco continue a inspirar as nossas acções em prol da paz no mundo, da dignidade humana e da solidariedade global.

Paz à sua alma.                                                                                                     

Benguela, aos 24 de abril de 2025

João Malavindele Manuel

Director Executivo

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *