Workshop Internacional sobre Avaliação de Riscos e Medidas do GAFI reúne Organizações de Angola e Moçambique em Luanda


Luanda acolhe, de 28 a 30 de Agosto, um workshop dedicado à Avaliação de Riscos e à Aplicação das Medidas do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), com foco nas organizações sem fins lucrativos (ONGs). O evento, que acontece em formato híbrido, conta com a presença de 15 Organizações da Sociedade Civil (OSC) de forma presencial e outras 15 remotamente, promovendo uma rica troca de experiências entre Angola e Moçambique.

O principal objectivo deste workshop é fortalecer a compreensão e a aplicação das recomendações do GAFI que impactam directamente o trabalho das ONGs, especialmente no que diz respeito à protecção do espaço cívico diante do combate ao financiamento do terrorismo.

Através deste encontro, pretende-se:

-Aprofundar o conhecimento sobre as medidas do GAFI que afectam as ONGs, abordando tanto os aspectos positivos quanto os desafios impostos por essas recomendações.

– Analisar as medidas legislativas que, embora não intencionais, podem prejudicar as actividades das ONGs, buscando estratégias eficazes para mitigar esses impactos.

– Compartilhar boas práticas desenvolvidas em Moçambique na avaliação de risco das ONGs, proporcionando insights valiosos que possam ser adaptados ao contexto angolano.

– Definir e aprimorar estratégias para fortalecer o movimento das ONGs, garantindo a proteção do espaço cívico em Angola, com uma visão integrada entre as iniciativas angolanas e moçambicanas e as diretrizes do Centro Regional do GAFI na África Austral.

Facilitado pelo Centro Internacional de Direito Sem Fins Lucrativos (ICNL) e co-presidido pelo Centro de Estudos Sociais e Culturais (CESC) de Moçambique, o workshop destaca a importância de uma colaboração regional no fortalecimento das ONGs.

A OMUNGA está ser representada pelo director Executivo, João Malavindele.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *