NOTA DE REPÙDIO-GTMDH


O Grupo de Trabalho de Monitoria dos Direitos Humanos (GTMDH), uma plataforma nacional que integra 25 Organizações Não Governamentais defensoras dos Direitos Humanos, tomou conhecimento com muita preocupação a detenção do activista dos Direitos Humanos Florindo Chivucute, director executivo da ONG Friends of Angola, que começou a ser julgado ontem, 27 de agosto, no Tribunal Provincial de Luanda (Ana Joaquina, em Luanda), por alegado crime de desobediência, resistência e condução ilegal.

O activista foi detido por ter questionado o agente que o interpelou, quando no mesmo espaço em que estava estacionado a sua viatura, havia outras, cujos autombolistas não tiveram a mesma sorte que ele. Entretanto, foi respondido com agressão, protagonizada por supostos agentes da Polícia de Trânsito, Serviço de Investigação Criminal (SIC) e do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP).

O GTMDH repudia veementemente a atitude dos supostos agentes que agrediram fisicamente o activista por alegado estacionamento irregular, e espera que esta detenção e julgamento não tenha motivação política, por conta das acções que a sua organização tem feito na promoção e defesa dos direitos humanos. Recomenda o tribunal a tomar uma decisão imparcial e que restitua em liberdade o activista em causa.

Luanda, aos 28 de Setembro de 2024.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *